Palavra do Pároco

  PRESENÇA DE CRISTO NO ESPAÇO VIRTUAL

Há três décadas, a Instrução Pastoral Communio et progressio frisou que “os modernos meios de comunicação social dão ao homem de hoje novas possibilidades de confronto com a mensagem evangélica”.

O Papa Paulo VI, por sua vez, afirmou que a Igreja “viria a sentir-se culpada diante do seu Senhor”, se não lançasse mão destes instrumentos de evangelização. 
O Papa João Paulo II definiu os meios de Comunicação social como “o primeiro areópago dos tempos modernos”, declarando que “não é suficiente, portanto, usá-los para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta nova cultura, criada pelas modernas comunicações”.

É preciso ir além... Ir transpondo barreiras e utilizando todas as tecnologias necessárias para levar a mensagem de vida, amor e salvação a todos.
Assim, vemos nos meios de comunicação social um grande aliado para anunciar a Boa Nova de Jesus, já que não podemos nos esquecer de que eles ampliaram de maneira gigantesca a capacidade das pessoas se comunicarem, vencendo as barreiras do tempo e do espaço. 
Com o advento das novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, constatamos que o mundo se tornou realmente uma “aldeia global”.
Já em Medellin, há mais de 40 anos, a Igreja da América Latina compreendeu a importância dos Meios de Comunicação Social ao afirmar que, sem eles, não poderia cumprir sua missão de levar a Boa Nova de Cristo “até os confins da terra” (cf Mt 28,19). 
A Igreja reconhece que nestes meios está a “versão moderna e eficaz do púlpito”, como nos afirmou o papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles.

E é com este propósito que estamos colocando, à disposição de todos, o site da Paróquia do Divino Espírito Santo: PRESENÇA DE CRISTO NO ESPAÇO VIRTUAL.
Este será mais um eficiente meio de evangelizar como Jesus nos pede, já que o nosso compromisso e a nossa missão de evangelizadores nos levam a construir, dia a dia, uma Igreja mais viva e atuante objetivando “evangelizar, proclamando a Boa Nova de Jesus Cristo, por meio do serviço, diálogo, anúncio e testemunho, à luz da opção pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, formando o Povo de Deus, construindo uma sociedade melhor a caminho do Reino”.
Portanto, é preciso deixar de olhar só para o passado e atualizar a nossa maneira de fazer Jesus mais conhecido e amado... É preciso deixar de olhar só para o alto e olhar ao redor para fazer valer a ordem de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei!” (Mt 28,18-20)
E é aí que entra a importância dos meios de comunicação social num mundo globalizado e cheio de tecnologia como o nosso... 
Que este site seja o canal para fazer a mensagem de Jesus mais atuante e eficaz em nosso meio... Que ele seja o caminho da verdade, da vida vindas do nosso Deus.

Pe. Felipe Dalcegio scj