CURSO DE IGREJA

30 ANOS DE CURSO DE IGREJA

...Ao anoitecer daquele dia, estando fechadas as portas do Cenáculo...

No 2º final de semana de julho nos reunimos para realizarmos o 74º curso de igreja com 75 cursistas. E aproveitando, comemoramos 30 anos (Bodas de pérola), com certeza este curso é uma perola para nossa paróquia e igreja católica. 
Relembremos um pouco da história do curso, como tudo começou...

Em 1981, quando o sol nem havia dado o ar de sua graça, partiram de Varginha rumo a Juiz de fora, três pessoas (como os 3 reis magos) a procura de uma estrela que brilha a 30 anos no coração de quem já viveu o curso de igreja. Pe. Aluisio Roque Oppermann, hoje Bispo em Ituiutaba – MG, o saudoso, Sebastião Felipe Santiago (Tchá-Tchá) e o jovem Fabiano Vitor Braga, às 5 da manhã pegaram a estrada para conhecerem em Juiz de Fora um denominado “Cursinho de Igreja” que ele havia ouvido falar em um encontro de Padres.
Quando voltaram, com a bagagem cheia de informações, começaram as intermináveis reuniões para adaptar ao ambiente de Varginha o material que haviam colhido. Foram convidados Roberto Leite, Marcio Erbst, Cida Quintanilha para então realizarem o 1º Curso de Igreja.
Tendo Tchá-Tchá, como o 1º presidente do secretariado, dava inicio uma nova vida na paróquia, com a intenção de conscientizar as pessoas para a igreja e principalmente para fortalecer setores. 
Não tínhamos o Cenáculo ainda, por isso os cursos eram realizados em Três Pontas. Até o 21º, sendo que somente o 2º curso de igreja fora realizado no Convento Sion em Campanha-MG.


Após a construção do Cenáculo em Varginha, seria realizado o 22º curso e todos os outros. Somente um curso realizado fora, Pois precisávamos sair um pouco do Cenáculo e irmos as Galiléias, então realizamos um curso no Presídio de Varginha, para 26 detentos.

Nestes 30 anos tivemos quatro padres como orientadores espirituais, Pe. Aluisio Roque Oppermann, Pe. Cornélio (já falecido) Pe. Marcos Giaróla e hoje quem nos orienta é o Pe. Sebastião.

Também tivemos cinco presidentes do secretariado: Sebastião Felipe Santiago (Tchá-Tchá), Marcio Erbst, Roberto Leite, Flávio Prado e Joaquim Miranda, que hoje está a frente junto com Marcos Vinicius Leite, nosso vice-presidente.
Você que um dia fez o curso de igreja, não importa quando, sempre sente uma chama dentro de você. Os frutos deixados pelo Curso de Igreja permanecem! Inúmeros encontros, retiros, mas, sobretudo, a presença de muitos cursistas nos movimentos paroquiais e na construção de uma sociedade mais justa e cristã, esse era o real objetivo preconizado sempre pelo fundador do curso em Varginha.


Graças a Dom Aluisio Roque Oppermann trinta anos se passaram e o curso de Igreja contínua, jovem e atuante graças à renovação que o Espírito de Deus tem providenciado.

Nome Joaquim Miranda Reis Neto
Endereço Zona Rural
Telefone  
E-mail joaquim@tisolucoes.com.br