LIGA CATÓLICA JESUS,MARIA E JOSÉ

liga católica, jesus, maria, josé

CONHEÇA A LIGA CATÓLICA

Fundado em 28 de agosto de 1936, com a primeira reunião na Paróquia do Divino Espirito Santo.

A Liga Católica J.M.J, é filiada a Federação das Ligas Católicas da Diocese Campanha e Confederação Nacional das Ligas Católicas.

Ja chegamos com um total de 600 Liguistas colocando nas procissões quase 10 Estandartes. Com a Graça de Deus estamos atualmente com 60 Liguistas. Temos Grupo Nossa Senhora Aparecida da Fazendas Esmeraldas filiado a Liga com 100 Liguistas.

No quaro domingo do mês, realizamos o encontro mensal.

Breve Histórico da Liga Católica, Jesus, Maria, José

A LIGA CATÓLICA JESUS, MARIA, JOSÉ foi fundada pelo Capitão Henrique Belletable em 1844, em Liège, na Bélgica, sob a orientação dos padres redentoristas, para proporcionar aos homens um instrumento de prática real e mais consciente de sua fé religiosa e, com isso, atender ao bem das respectivas famílias. Foi aprovada pela autoridade episcopal e, em 1847, elevada pelo Papa Pio IX à categoria de ARQUICONFRARIA. Todas as LIGAS que se fundavam, deviam agregar-se à SEDE PRIMÁRIA em Liège. Para facilitar a agregação canônica necessária, em vista dos Privilégios, foi obtido, pelo BREVE APOSTÓLICO, em 14 de novembro de 1922, para o Brasil, uma sede que tivesse a mesma autoridade da PRIMÁRIA de Liège. Foi elevada à categoria de PRIMÁRIA a LIGA de SANTO AFONSO, no Rio de Janeiro, com faculdade esclusiva de agregar todas as LIGAS CATÓLICAS atuais e futuramente existentes no Brasil, cujo pedido deve ser formulado à CONFEDERAÇÃO NACIONAL.

A existência eclesiástica nacional das LIGAS no Brasil foi entregue aos padres redentoristas da Província do rio de Janeiro.

A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS LIGAS CATÓLICAS J.M.J., fundada em 1981, teve, inicialmente, sua sede no Rio de Janeiro (Igreja de Santo Afonso). Em Juiz de Fora (Igreja de N. Senhora da Glória), de 1974 - 1988. E, a partir de 1988, encontra-se em Campos dos Goytacazes, RJ, na CASA DO LIGUISTA (sede própria)

Cada LIGA é autônoma. Nos organizamos de acordo, o mais possível, com o Estatuto-Padrão, salvaguardando-se sempre a competência da paróquia e da (arqui)diocese a que pertencemos. Se houver dúvidas, consulta-se a CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS LIGAS CATÓLICAS. Não há nada, da parte da direção nacional, que impeça qualquer criatividade por parte das LIGAS, pelo contrário, essa é até desejada e incentivada.

O Regimento Interno compete a cada LIGA/FEDERAÇÃO em particular, que procurarão não se afastar das orientações e das linhas de ação pastoral de sua paróquia e de sua (arqui)diocese, bem como das normas da Confederação Nacional.

Nome Joao Henrique de Amorim
Endereço Rua Paris, 257 Bairro Vila Andere Cep.: 37.026-460